A 6ª Subseção da OAB-ES inaugurou sua terceira sede em Guaçuí nesta sexta-feira (08), marcando um novo capítulo na história da advocacia na região do Caparaó capixaba. A cerimônia, realizada no Dia da Justiça, reuniu 300 convidados, incluindo o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, e contou com a participação de advogados e advogadas da região e também da Grande Vitória.
A nova sede, localizada na Avenida Agenor Luiz Tomé, centro de Guaçuí, foi batizada como Edifício Luiz Ferraz Moulin, em homenagem póstuma ao ex-prefeito de Guaçuí, advogado, sociólogo, professor e procurador geral do município de Muniz Freire, que faleceu em março de 2023. O homenageado era pai do atual presidente da 6ª Subseção, Luiz Bernard Sardenberg Moulin, que se emocionou durante a solenidade.
“A nova sede tem uma importância fundamental para a gente. Guaçuí é um município que está estrategicamente localizado entre os estados de Rio e Minas Gerais. Nós recebemos advogados não só do Espírito Santo, mas desses dois outros estados. Temos cinco comarcas e seis municípios que compõem a nossa Subseção. São cerca de 300 advogados filiados à Subseção hoje. E essa obra significa muito para nós. E poder homenagear meu pai, Luiz Ferraz Moulin também, que foi prefeito de Guaçuí por duas vezes, foi secretário de justiça do estado do Espírito Santo, foi um dos idealizadores do projeto da Polícia Interativa. Então foi uma pessoa que projetou a cidade aqui no futuro e inclusive esteve comigo no início das obras e estava todo orgulhoso”, observou o presidente Luiz Moulin.
Esta é a terceira sede da subseção em Guaçuí, sucedendo a estrutura inaugurada em 16 de novembro de 2016, que contou, na ocasião, com a presença do então presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. A evolução das instalações reflete o crescimento e a relevância da 6ª Subseção, que responde pela advocacia nos municípios de Guaçuí, Divino de São Lourenço, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Apiacá e Bom Jesus do Norte.
A infraestrutura da nova sede representa, igualmente, um salto qualitativo significativo para a advocacia local. O espaço conta com dois escritórios coletivos climatizados, equipados com computadores e internet, onde advogados podem realizar atendimentos aos clientes em ambiente privativo e confortável. Além disso, foram instaladas seis estações de uso coletivo com computadores e impressora à disposição da advocacia, oferecendo recursos tecnológicos essenciais para o exercício profissional.
Um dos destaques da nova estrutura é o auditório com capacidade para 50 pessoas, projetado para a realização de eventos, cursos presenciais e telepresenciais, ampliando as possibilidades de capacitação profissional na região. Segundo o presidente Luiz Moulin, a sede oferece “uma estrutura de altíssimo nível que em nada deixa a desejar às sedes de grandes centros”, demonstrando “a preocupação da OAB em atender com conforto e comodidade também os profissionais do interior do Estado”.

A importância estratégica da nova sede transcende a mera questão física, representando um marco na interiorização dos serviços da OAB no Espírito Santo. A 6ª Subseção atua como sede regional, realizando em média cerca de 100 atendimentos mensais não apenas aos advogados dos municípios da região, mas também a profissionais de outras localidades do Brasil que necessitam de serviços especializados.
O presidente da subseção destacou o significado simbólico da conquista para a advocacia do interior capixaba. Durante a inauguração, ele enfatizou que a nova estrutura demonstra o reconhecimento da importância dos advogados que atuam fora dos grandes centros urbanos, fortalecendo a presença institucional da OAB nas cidades menores do estado. A localização estratégica em Guaçuí permite o atendimento eficiente aos profissionais de toda a região do Caparaó.
A trajetória das sedes da 6ª Subseção, importante dizer, ilustra a evolução da advocacia na região ao longo das últimas décadas. A primeira sede representou o início da presença institucional da OAB em Guaçuí, a segunda, inaugurada em 2016 com a presença do presidente nacional, marcou a consolidação dos serviços locais, e esta terceira sede simboliza a maturidade e a modernização da estrutura oferecida aos advogados da região.
Com uma estrutura moderna e funcional, a nova sede não apenas atende às necessidades imediatas dos 300 advogados dos municípios da área de abrangência da 6ª Subseção, mas também projeta o futuro da advocacia regional, oferecendo condições de trabalho equiparáveis às dos grandes centros urbanos e reafirmando o compromisso da Ordem com a valorização dos profissionais em todo o território estadual.