Evento da Comissão da Mulher Advogada marca “Outubro Rosa”

Palestra com médica e participação de juíza da comarca debaterá, na próxima quinta-feira (23), a saúde física e emocional das advogadas

A Comissão da Mulher Advogada da 6ª Subseção da OAB-ES promoverá, na próxima quinta-feira (23), uma palestra voltada ao autocuidado feminino no contexto da campanha nacional Outubro Rosa. O evento, intitulado “Se Toque: Autocuidado também é Prevenção. Como cuidar de você mesma, mesmo nos dias mais corridos”, acontecerá às 16 horas no auditório do Edifício Luiz Ferraz Moulin, em Guaçuí, com a presença confirmada da médica psiquiatra Lidiane Silva e a participação da juíza de Direito Graciela de Rezende Henriquez. A iniciativa marca mais um capítulo de uma série de ações desenvolvidas pela comissão ao longo de 2025 para discutir questões relacionadas à saúde e ao bem-estar das mulheres advogadas da região. 

A programação se alinha à campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama, doença que deve registrar cerca de 74 mil novos casos no Brasil até o final de 2025, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer. O movimento “Outubro Rosa”, que ocorre anualmente em todo o país, tem como objetivo alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, uma vez que, quando detectado em estágios iniciais, o câncer de mama pode apresentar chances de cura superiores a 95%

A advogada Milena Villas-Bôas Deps, presidente da Comissão da Mulher Advogada, explicou na tarde de ontem (15) a relevância da iniciativa em declaração concedida ao portal OAB Guaçuí. “A Comissão da Mulher Advogada da 6ª Subseção da OAB-ES tem a honra de realizar, neste mês de outubro, o evento ‘Outubro Rosa’, em alusão à campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama”. Segundo ela, “o encontro tem como propósito promover informação, acolhimento e reflexão sobre temas que envolvem a saúde física e emocional das mulheres, reforçando a importância do autocuidado e do apoio mútuo”. 

A escolha do tema, de acordo com a presidente da comissão, reflete uma preocupação crescente da advocacia com questões de saúde mental e autocuidado, especialmente entre as mulheres advogadas que, não raro, enfrentam múltiplas jornadas em suas vidas profissionais e pessoais. A programação contará com a abordagem de “assuntos relevantes voltados ao bem-estar e fortalecimento da mulher em diferentes aspectos da vida”, conforme destacou Milena. O evento também oferecerá um café especial às participantes, criando um ambiente de acolhimento e confraternização. 

A iniciativa representa a continuidade de uma estratégia da OAB de promover espaços de diálogo sobre questões relacionadas à saúde feminina. Em março deste ano, por exemplo, a Comissão da Mulher Advogada já havia reunido público expressivo no auditório da 6ª Subseção para a palestra “Cuidando de Quem Cuida”, ministrada pela psicóloga Cássia Nunes em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o evento também reuniu diversas advogadas da região para discutir questões relacionadas ao autocuidado e bem-estar profissional. 

Mais recentemente, no último mês de agosto, a comissão promoveu outro encontro relevante, desta vez focado no enfrentamento à violência doméstica, no contexto da campanha “Agosto Lilás”. O evento revelou, por exemplo, dados preocupantes sobre o aumento de medidas protetivas na região de Guaçuí e Divino de São Lourenço, com 64 registros em quatro meses. A delegada Yasmin Neves Fassarella, titular da Delegacia de Polícia de Guaçuí, alertou na ocasião que os números continuavam crescendo, com aproximadamente um caso por dia sendo registrado nas semanas anteriores ao evento. 

A presidente da Comissão da Mulher Advogada enfatizou, em sua declaração sobre o evento da próxima quinta-feira, o compromisso institucional com a valorização das mulheres. “Nós, da Comissão, reafirmamos, com esta iniciativa, nosso compromisso em fomentar espaços de diálogo, conscientização e valorização da mulher, dentro e fora da advocacia”. Milena Deps finalizou destacando a expectativa de contar com a participação das advogadas da subseção: “Conto com a presença de cada advogada da nossa subseção. Todas serão muito bem-vindas e recebidas”.