Seguem abertas até o dia 22 de outubro (quarta-feira) as inscrições para a 20ª Semana Nacional da Conciliação. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais regionais, a iniciativa ocorre de 3 a 7 de novembro de 2025. No TRT da 2ª Região, partes e advogados podem inscrever processos com potencial conciliatório no Portal da Conciliação.
Durante o período, os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) e as varas do trabalho concentram esforços para encerrar processos com dívidas trabalhistas pendentes, em várias fases processuais, por meio de acordo entre as partes. Além das inscrições feitas pelos(as) interessados(as), casos com potencial conciliatório indicados pelas varas também participam. Importante ressaltar que os(as) conciliadores(as) são servidores(as) da Justiça do Trabalho ou magistrados(as), em alguns casos.
A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual que simboliza a pacificação social como um dos pilares do Judiciário. Vale salientar, no entanto, que os Cejuscs realizam audiências de conciliação o ano todo, podendo ser agendadas a qualquer tempo e em qualquer etapa do processo. Assim, quem não conseguir participar do mutirão pode solicitar audiência com intuito conciliatório por meio do mesmo canal no portal do TRT-2.