Ouvidoria da Mulher da OAB compartilha boas práticas de atendimento no 6º Cojum

A Ouvidoria da Mulher do Conselho Federal da OAB participou do 6º Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), realizado em Goiânia (GO). No evento, realizado na última semana, a ouvidora nacional da mulher da OAB, Katianne Wirna, apresentou o painel Boas práticas da Ouvidoria da Mulher, compartilhando ações em curso com as seccionais da Ordem, com foco na padronização de procedimentos, aperfeiçoamento dos atendimentos e fortalecimento da atuação conjunta.

“O painel foi pensado para promover clareza na identificação dos desafios comuns e na busca de soluções práticas, além da construção de uma rede de acolhimento e troca de experiências. O desiderato de todas as OMs é um só: preparar, fortalecer, ouvir com excelência e proteger mulheres. E a OAB segue sendo um agente de extrema importância no diálogo interinstitucional e na interseccionalidade”, afirmou Katianne Wirna.

A atividade reuniu magistradas e desembargadoras ouvidoras da mulher de tribunais regionais eleitorais, tribunais estaduais e tribunais do trabalho. A coordenação do encontro foi da ouvidora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tânia Reckziegel, que também participou do painel.

Homenagem

Na ocasião, a Ouvidoria-Geral do Conselho Federal da OAB, coordenada pelo conselheiro federal Marcos Vinícius Jardim (AC), e a Ouvidoria da Mulher prestaram homenagem a Tânia Reckziegel pelos serviços prestados à institucionalização das ouvidorias da mulher no Sistema de Justiça.

Reckziegel relembrou a interlocução com a OAB Nacional ainda na primeira gestão do presidente Beto Simonetti, quando levou ao Conselho Federal a proposta de criação da Ouvidoria da Mulher. A iniciativa foi acolhida com a nomeação de Katianne Wirna como primeira titular do cargo.

Atualmente, a estrutura da Ouvidoria da Mulher está presente em todas as seccionais da OAB. Em diversas unidades, a atuação é fortalecida com a presença de ouvidoras adjuntas, ampliando a capacidade de atendimento e articulação.

Também participaram do Cojum as ouvidoras Layla Oliveira (Ouvidoria Geral da OAB-GO), Fernanda Teixeira (Ouvidoria da Mulher da OAB-GO), Mayra Leão (OAB-DF), Valéria Carneiro (TRE-CE) e Anna Carolina Alencar, também cearense (TRE-BA).

A programação incluiu um almoço de boas-vindas no Palácio das Esmeraldas, oferecido pelo Governo do Estado de Goiás. A recepção foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado e pela ouvidora da mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargadora Juliana Prudente, oriunda do quinto constitucional da advocacia. Participaram, ainda, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara, sua diretoria e a conselheira federal Ariana Garcia.