No TRT da 2ª Região, maior tribunal do país, o ano que vai se encerrando foi de muito trabalho, como de praxe, e de significativas vitórias. Veja o cartão e a mensagem, logo em seguida:
Ações e união
Buscou-se progredir em todas as áreas de atuação: desde recursos tecnológicos, com a adoção de ferramentas de IA, como o Galileu e o Apoia, até inovações certeiras, como o AJUDE, o Acervo e Plano 100+ e a SUR (Seção Especializada em Uniformização da Jurisprudência Regional).
As ações afirmativas e voltadas para as pessoas também foi priorizada, com a criação de seções especializadas, como a Seção de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, o Subcomitê dos Direitos da Mulher e outras iniciativas, como o programa Laços de Proteção, de enfrentamento à violência doméstica, que somaram-se às atividades dos comitês e subcomitês já atuantes.
Entre muitas outras ações que poderiam ser elencadas, cabe destacar uma das maiores marcas da atual gestão: a defesa incessante da Justiça do Trabalho e de seus agentes, levada para muito além da circunscrição do TRT-2.
O mote “A Justiça do Trabalho é Indispensável” sintetiza este direcionamento, que uniu a todos que atuam nesta justiça especializada: advogados(as) e profissionais do direito, magistrados(as), servidores(as) e demais trabalhadores(as) de apoio, sem os quais nada poderia ser feito.
Resultados e agradecimentos
Alguns resultados visíveis vieram por distinções: o TRT-2 atingiu a pontuação máxima no ranking de transparência do CNJ; recebeu o Selo Linguagem Simples, e, além de outras premiações importantes, a que simboliza melhor esta busca pela excelência foi o Selo Diamante de Qualidade do CNJ, inédito, que verifica mais de 150 itens avaliativos.
As premiações atestam a enorme capacidade do TRT-2 de produzir e entregar aos jurisdicionados uma justiça eficaz, sólida e célere.
O Corpo Diretivo agradece ao empenho de todos os envolvidos em prol de um serviço de excelência para a sociedade, prestado por uma justiça que se prova cada vez mais indispensável, e deseja a todas as pessoas Boas Festas e um excelente 2026, no qual o TRT-2 seguirá de portas abertas e à disposição de todos e todas que precisarem.














