Aposição de novos retratos atualiza galeria de diretores da Ejud-2

Em cerimônia ocorrida na sexta-feira (7/11), foram descerrados na galeria de diretores da Escola Judicial do TRT-2 (Ejud-2), no Fórum Ruy Barbosa, os retratos de seus dois últimos diretores, desembargadores Alvaro Alves Nôga (biênio 2022-2024) e Maria José Bighetti Ordoño (2020-2022).

O presidente do Regional, desembargador Valdir Florindo, prestigiou a ocasião e compôs a frente de honra do evento, junto com os dois homenageados e com a atual diretora da Escola, desembargadora Bianca Bastos. Estiveram presentes o ministro Sergio Pinto Martins, do TST (diretor da Ejud-2 no biênio 2018-2020), o desembargador Adalberto Martins (2016-2018), além do ministro do TST Amaury Rodrigues Pinto Junior e do jurista e professor Bruno Freire e Silva.
 

Da esq. para dir.: min. Amaury Rodrigues, des. Alvaro Nôga, pres. Valdir Florindo e prof. Bruno Freire

Também compareceram à cerimônia desembargadores(as) e magistrados(as) do TRT-2 – sendo muitos(as) deles(as) participantes dos conselhos consultivos da Escola, na atual gestão e em gestões anteriores –, além de servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as), lotados na Ejud e em outras unidades. Confira aqui o álbum de fotos.

Gratidão e reconhecimento

Os ministros Sergio Pinto Martins e Amaury Rodrigues Pinto Junior foram convidados a fazer o descerramento dos retratos, junto ao desembargador-presidente, à diretora da Escola e aos dois homenageados. As servidoras Cristiane Maia Mancini e Maria Cláudia Daidone, secretárias da Ejud (no período de 2022 a 2024 e de 2018 a 2022, respectivamente), também foram chamadas a participar do ato (foto abaixo):
 

 

O presidente Valdir Florindo agradeceu a presença de todos(as) e falou sobre a importância da Escola Judicial na capacitação incessante dos quadros do TRT-2 e também para o público externo: “A vida vale por muitas coisas, mas sobretudo, pela oportunidade que nos dá para buscarmos o aperfeiçoamento”. Ele ressaltou a importância de registros como aquele, que compõem a memória da instituição: “Esta é a referência que nos ensina a prosseguir”, concluiu. 

A atual diretora da Escola, desembargadora Bianca Bastos, pontuou: “A Ejud-2 não é apenas um espaço físico de aprendizado, mas um verdadeiro centro de excelência na formação da capacitação de magistrados, servidores e estagiários. Aqui se constrói o conhecimento e a cultura jurídica que orientam nossas ações, nossas decisões e nosso compromisso com a justiça”. Ela agradeceu ao diretor e à diretora anteriores e definiu a contribuição de ambos para a instituição como “inestimável”.
 

 

Por sua vez, o desembargador Alvaro Alves Nôga destacou o compromisso de todos e todas que atuam na Escola, sejam membros do Conselho, sejam servidores, servidoras e demais colaboradores(as): “Sem o trabalho brilhante dessas pessoas notáveis, nada se poderia fazer”. Ele também agradeceu às presenças ilustres e à dedicação de todos(as) aqueles(as) que palestraram na escola. 

Por fim, Maria José Bighetti Ordoño, desembargadora recém-aposentada, lembrou sua atuação ativa na Ejud, em diversas gestões: “Colaborei desde quando ingressei na magistratura, e recebi muito”. Ela mencionou ainda a ligação especial que tem com a escola, agradecendo também a todos(as) que participaram da sua jornada.