CNJ recebe inscrições para Seminários de Pesquisas Empíricas sobre o Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está com edital aberto para a inscrição de trabalhos a serem apresentados nos Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias de 2026. As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de novembro por meio de link disponibilizado na página do conselho.

Além de magistrados(as) e servidores(as), podem participar pesquisadores(as) com trabalhos empíricos finalizados que analisem o funcionamento do Poder Judiciário. A iniciativa visa divulgar e debater estudos que envolvam coleta e análise de dados, promovendo a troca de conhecimento entre tribunais, a comunidade acadêmica e demais integrantes do sistema de justiça.

Prazos

De acordo com as regras do edital, a seleção dos trabalhos será divulgada em 17 de dezembro e o calendário das apresentações será publicado em 27 de fevereiro de 2026. Já os seminários estão previstos para começar em 5 de março de 2026.

Os(as) autores(as) selecionados(as) terão 20 minutos para expor as pesquisas de forma on-line, às quintas-feiras, das 17h às 19h. A atuação se dará de forma voluntária, sem remuneração e mediante o recebimento de certificado de participação. O edital também estabelece regras sobre uso de imagem, prazos, seleção e responsabilidades dos(as) envolvidos(as). Leia todos os detalhes do documento.

(Com informações do CNJ)