site do TRT-2 disponibilizou, na última sexta-feira (5/9), a “Consulta Cidadão”, mecanismo que faz busca processual e apresenta o andamento dos casos em linguagem simples, traduzindo o famoso “juridiquês”.
O objetivo é aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade e tornar o andamento processual compreensível para o público não especializado em direito.
Na ferramenta, o(a) interessado(a) coloca o número do processo a ser consultado e, em seguida, balões explicativos clicáveis descrevem as várias fases processuais.
Por exemplo:
No balão “distribuído por sorteio”, o painel traz a data e explica:
Seu processo já começou! A Vara do Trabalho realizará uma rápida análise dos seus pedidos e documentos enviados e, se estiver tudo OK, o próximo passo é a realização de audiência. Fique atento para não perder a data, pois a participação é obrigatória!
Em “conclusos os autos para julgamento”, a resposta é:
Seu processo está com o(a) juiz(a)! Ele(a) agora decidirá, analisando todos os documentos e os depoimentos registrados no processo, se a parte autora tem ou não razão nos pedidos que ela fez. Aguarde só mais um pouco!
Ficou curioso(a)? Use a ferramenta e consulte seu processo. Na página do TRT-2, basta clicar “Consulta Cidadão”, conforme o print de tela:
Pelo site do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, acesse: https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/consulta-cidadao
Saiba mais
A solução foi uma iniciativa do TRT-12 (SC), e teve por finalidade pensar uma nova forma para a Consulta Processual do PJe, possibilitando a identificação intuitiva da fase do processo trabalhista e a apresentação de informações relevantes em linguagem usual.
Aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), agora, está disponível com apenas um clique, no TRT-2.
(Com informações do CSJT)