Dezenas de servidores(as) com atuação em gabinetes de desembargadores(as) e assistentes de juízes(as) convocados(as) do TRT da 2ª Região participaram de oficina prática sobre aplicação de precedentes na Justiça do Trabalho. A atividade, inédita, ocorreu na sexta-feira (24/10) no Ed. Sede (rua da Consolação, 1272) e integra curso promovido pela Escola Judicial (Ejud-2) sobre o tema.
O objetivo do treinamento (confira o álbum de fotos) é capacitar os(as) inscritos(as) a empregar o sistema de precedentes vinculantes de forma eficiente, na teoria e na prática, obtendo o máximo rendimento com as ferramentas processuais de gestão de processos repetitivos. Como resultado, contribuir para a celeridade da prestação jurisdicional.
Na ocasião, o grupo foi dividido em subgrupos e cada um recebeu um processo para analisar e debater. Os(As) participantes deveriam identificar o alinhamento ou não do caso à tese proposta, com base na fundamentação jurídica e nos elementos apresentados. Ao final, a equipe completa se reuniu no auditório do 24º andar, para os(as) relatores(as) escolhidos(as) apresentarem as conclusões obtidas aos(às) colegas.
“Nosso objetivo é ensinar o método”, explicou a diretora da Ejud-2, desembargadora Bianca Bastos, acrescentando que “temos de valorizar nossa habilidade de detectar as situações distintas no processo”. Durante todas as etapas da dinâmica, os(as) alunos(as) foram acompanhados por juízes(as) convocados(as) no papel de facilitadores(as). Para o encerramento dessa fase, incentivou-se uma reflexão coletiva. O curso, que teve início em 16 de outubro, segue até 2 de dezembro, totalizando 34 horas-aula.














