O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, recebeu, nesta terça-feira (21/10), o cônsul da Embaixada da Argentina no Brasil, secretário Fernando Nicolás Mandayo, para tratar do fortalecimento da cooperação jurídica e das relações institucionais entre as advocacias dos dois países. A reunião, realizada na sede do Conselho Federal, em Brasília (DF), também contou com a presença do presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais da Ordem, Francisco Caputo Neto.
O encontro teve como objetivo aprofundar o diálogo institucional entre a OAB e a representação diplomática argentina, com foco em iniciativas conjuntas no campo jurídico.
Durante a conversa, foi discutida a possibilidade de criação de um corpo diplomático jurídico nos estados brasileiros, voltado a promover a aproximação entre a advocacia nacional e os cônsules dos países da América Latina. O Conselho Federal da OAB pretende elaborar um edital de chamamento público a ser lançado pelas seccionais, definindo critérios de participação e áreas prioritárias de atuação, como o direito internacional e o comércio exterior.
Na ocasião, Beto Simonetti e Caputo Neto presentearam o cônsul Fernando Mandayo com exemplares das principais normas que regem a advocacia brasileira – Estatuto da Advocacia e da OAB, o Regulamento Geral, o Código de Ética e Disciplina e súmulas do Conselho Federal.
“A advocacia brasileira reconhece a importância do diálogo e da integração com as instituições jurídicas dos países vizinhos, especialmente no fortalecimento dos laços latino-americanos”, destacou Simonetti.