Ouvidoria da Mulher do TRT-2 fortalece escuta, acolhimento e enfrentamento à violência

 

A promoção de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e comprometido com a igualdade de gênero integra as diretrizes permanentes do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Nesse contexto, a Ouvidoria da Mulher do TRT-2 atua como um espaço institucional de escuta, acolhimento e encaminhamento de manifestações relacionadas a situações de assédio, discriminação e violência, assegurando sigilo, proteção e atendimento humanizado.

O canal está disponível para estagiárias, servidoras, magistradas, terceirizadas, advogadas, partes em processo e demais mulheres que estejam no exercício de suas atividades profissionais, dentro ou fora das dependências do Tribunal. A atuação da Ouvidoria busca garantir um ambiente de trabalho mais seguro, inclusivo e comprometido com a igualdade de gênero para todas as cidadãs.

Além do recebimento de denúncias, a Ouvidoria da Mulher também acolhe elogios, reclamações, solicitações e sugestões, ampliando o diálogo institucional e contribuindo para o aprimoramento das políticas internas do TRT-2.

Laços de Proteção

A Ouvidoria da Mulher do TRT-2 integra a Rede de Acolhimento do Programa Laços de Proteção, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, implementada pelo Ato 32/GP, de 20 de maio de 2025, em consonância com a Recomendação Nº 102/21, do Conselho Nacional de Justiça.

O programa visa atender magistradas, servidoras, estagiárias, terceirizadas, advogadas, integrantes do Ministério Público, partes em processos judiciais, cidadãs, incluindo mulheres trans, travestis e demais pessoas LGBTQIAP+, bem como qualquer pessoa que busque orientação, acolhimento e mecanismos de proteção.

A Ouvidoria da Mulher atua como porta de entrada da Rede Laços de Proteção quando utilizado o formulário eletrônico específico, garantindo acolhimento inicial e encaminhamento adequado, sempre com preservação da identidade da noticiante. O contato também pode ser feito por meio do WhatsApp. Confira abaixo mais informações:

Como buscar atendimento

Ouvidoria da Mulher do TRT-2

Telefone: (11) 3150-2000 (ramais 2312 ou 2313), de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 18hE-mail: [email protected]Formulário eletrônico: disponível no portal do TRT-2, na aba Ouvidoria / Ouvidoria da Mulher.

Programa Laços de Proteção

Telefone/WhatsApp: (11) 97151-0937E-mail: [email protected]Cartilha Laços de Proteção: disponível no portal do Tribunal

Todas as manifestações são tratadas com confidencialidade, e é assegurada a proteção da identidade e de quaisquer elementos que possam identificar a pessoa noticiante.