Presidente do TRT-2 aborda “pejotização” em encontro de lideranças empresariais no ABC paulista

 

Na noite de terça-feira (4/11), o presidente do TRT da 2ª Região, desembargador Valdir Florindo, discursou como convidado especial em jantar promovido pelo Lide Grande ABC, em Santo André-SP. O encontro reuniu lideranças da região, entre empresários, gestores e integrantes do meio jurídico, que ouviram o magistrado discorrer sobre o tema “Pejotização: equilíbrio entre competitividade e proteção social”. Veja o álbum de fotos.

Em sua fala, o presidente do TRT-2 destacou que a chamada “pejotização” não representa inovação, mas uma distorção das relações de trabalho. “A pejotização é uma tentativa de transformar o trabalhador em empresa apenas no papel. A aparência muda, mas a essência continua a mesma: é o mesmo vínculo humano de um trabalhador, apenas envolto por uma forma jurídica criada para reduzir custos, de forma ilegítima”, afirmou. 

 

 

Segundo ele, práticas como essa corroem a confiança nas relações e criam uma concorrência desleal, que fragiliza tanto empregados quanto o próprio mercado.

Recentemente, o dirigente do Regional defendeu a competência da Justiça do Trabalho em audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal – relembre aqui.

Para o CEO do Lide Grande ABC, Walter Dias, “receber o presidente do TRT, Valdir Florindo, é uma oportunidade de aproximar o Judiciário do setor produtivo e discutir como as relações de trabalho podem evoluir para fortalecer o desenvolvimento da nossa região”.

 

 

Sobre o grupo

Fundado em 2003, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) é a maior organização do gênero da América Latina. Reúne mais de 4.200 executivos e empresários de vários setores da economia e está presente em 27 unidades no Brasil e em 22 no exterior. Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e fortalecer o ambiente de negócios por meio do incentivo à troca de experiências estratégicas.