Projetos do TRT-2 são selecionados para o Encontro Nacional dos Centros de Inteligência

O TRT da 2ª Região apresentou duas novas iniciativas no IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário, realizado nos dias 24 e 25 de novembro em Natal (RN). O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária. O objetivo é fortalecer a chamada “Rede de Inteligência do Poder Judiciário”, por meio do diálogo entre os diferentes segmentos da Justiça, da cooperação entre tribunais e da troca de experiências voltadas à prevenção de conflitos, monitoramento de demandas, gestão de precedentes e aplicação de ferramentas tecnológicas.

Apenas 18 projetos foram selecionados em todo o Brasil, entre todos os ramos da Justiça — Estadual, Federal, Eleitoral e Trabalhista. E dois deles são do TRT da 2ª Região: “Modelo Integrado de Enfrentamento da Litigância Abusiva no TRT-2”, inscrito pela Presidência do Tribunal, e “e-SAJAR, CLARIS e AGRINT – Combo de 3 Assistentes de Inteligência Artificial como Força Estratégica na VPJ do TRT-2”.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TRT-2, Thomaz Werneck, “os projetos do TRT da 2ª Região estão plenamente alinhados às diretrizes nacionais e se apresentam como iniciativas inovadoras, capazes de oferecer respostas estruturantes aos desafios atuais do Judiciário. O interesse manifestado por diversos tribunais demonstra que o TRT-2 tem condições reais de contribuir para a evolução do sistema de Justiça, conduzindo, inspirando e cooperando de forma qualificada para o desenvolvimento institucional em âmbito nacional”.

 

 

Participaram do encontro, pelo Regional, o vice-presidente administrativo, desembargador Antero Arantes Martins (4º, da esq. para dir., na foto acima); o vice-presidente judicial, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto (3º); o juiz auxiliar da Presidência, Thomaz Werneck (5º); o juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Gustavo Ghirello Brocchi (1º); Juliana Zucato, servidora da Divisão de Jurisprudência, Unidade de Apoio Executivo da Comissão de Inteligência (2ª); e o diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Márcio Vinícius Gimenes Milan (6º).