Na tarde de terça-feira (11/11), o TRT da 2ª Região deu início a mais uma edição da capacitação “Simplificando a gestão das obrigações: eSocial, EFD-Reinf, DIRF, DCTFWeb para Órgãos Públicos – Comprev, Reclamatória Trabalhista e Precatórios”. O treinamento ocorre de terça a quinta-feira (11 a 13/11) no auditório Juiz Amauri Mascaro Nascimento, no Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo-SP. Veja o álbum de fotos do primeiro dia.
Participam do evento cerca de 500 profissionais das áreas de orçamento, finanças, pagamentos e afins, representando 160 órgãos públicos do país. Conduzem as apresentações servidores(as) integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Previdência Social (MPS), Receita Federal do Brasil (RFB) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O intuito é a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas relacionadas à implantação de sistemas e obrigações nacionais que estão passando por substituição nos últimos anos.
Integração de dados
O juiz auxiliar da Presidência do TRT-2 para precatórios e pequenos valores, Helder Bianchi Ferreira de Carvalho, agradeceu a presença de todos(as) e destacou a importância do encontro. “Eventos como este são fundamentais. No tempo em que vivemos, a integração de dados de informações é indispensável para garantir eficiência, transparência e segurança jurídica nas ações do Estado”, afirmou. Segundo ele, o esforço conjunto busca simplificar processos, unificar informações e melhorar a governança pública.
O diretor-geral de administração do Regional, Rômulo Borges, ressaltou que os órgãos públicos perceberam a importância do tema, porém nem sempre se imagina a dificuldade do trabalho desenvolvido pelos(as) servidores(as) dessas áreas. “Estão aqui as pessoas que realmente entendem desses assuntos, portanto, penso que seja o melhor local para o aprendizado”, declarou.
Durante os três dias, são abordados assuntos como o eSocial e a substituição de obrigações; EFD-Reinf/Precatórios/RPV; RPPS e eSocial; eventos periódicos e eventos extemporâneos; visão geral de reclamatórias; alimentação do CNIS, entre outros. As inscrições foram feitas mediante contribuição com as Casas André Luiz.
Além dos representantes do TRT-2, compuseram a mesa de abertura os auditores Fernando Lisboa (MTE), Luiz Antônio de Araújo (MTE), Luciano Marques Silva (MPS), Célia Ferreira Leão (RFB), Samuel Kruger (RFB), Marco Aurélio Guertas Cruz (INSS) e Nadir Taveira Serra (INSS).














