A sede própria da 6ª Subseção da OAB-ES completou dois anos de inauguração na última segunda-feira (08), consolidando-se como um marco na história da advocacia da região do Caparaó capixaba. O presidente Luiz Bernard Sardenberg Moulin celebrou a data nas redes sociais, destacando que a conquista representa a maior realização institucional em décadas.
“Fizemos muito pela advocacia! Essa sede foi a cereja do bolo, a maior conquista da história da 6ª Subseção da OAB-ES! Tenho certeza que minha missão está mais do que cumprida com os advogados e advogadas da nossa região. Só tenho a agradecer a Deus e a São Miguel Arcanjo por isso!”, declarou.
A terceira sede da subseção, localizada em Guaçuí, foi inaugurada em 8 de dezembro de 2023, sucedendo a estrutura anterior, alugada, que havia sido inaugurada em 16 de novembro de 2016 com a presença do então presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. O edifício, batizado como Luiz Ferraz Moulin em homenagem póstuma ao pai do atual presidente, que foi ex-prefeito de Guaçuí, advogado, sociólogo e um dos idealizadores do projeto da Polícia Interativa do Espírito Santo, representou um salto qualitativo significativo na infraestrutura oferecida aos advogados e advogadas da região.
Localizada na Avenida Agenor Luiz Tomé, no centro de Guaçuí, a sede atende aos advogados e advogadas dos municípios de Guaçuí, Dores do Rio Preto, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço e São José do Calçado. A posição estratégica, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, amplia o alcance dos serviços prestados pela subseção, que realiza em média cerca de 100 atendimentos mensais, não apenas aos advogados dos municípios da região, mas também a profissionais de outras localidades que necessitam de serviços especializados.
Durante a inauguração, em dezembro de 2023, o presidente Luiz Moulin enfatizou a importância geográfica da cidade onde encontra-se localizada a sede da 6ª Subseção. “Guaçuí é um município que está estrategicamente localizado entre os estados de Rio e Minas Gerais. Nós recebemos advogados não só do Espírito Santo, mas desses dois outros estados”, disse na oportunidade. A cerimônia de inauguração, registrada em outra reportagem do portal, reuniu 300 convidados, incluindo o então presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, e contou com a participação de advogados da região e também da Grande Vitória.

A infraestrutura moderna do Edifício Luiz Ferraz Moulin oferece condições de trabalho equiparáveis às dos grandes centros urbanos, com dois escritórios coletivos climatizados equipados com computadores e internet, onde advogados e advogadas podem realizar atendimentos aos clientes em ambiente privativo e confortável. Além disso, foram instaladas seis estações de uso coletivo com computadores e impressora à disposição da advocacia, oferecendo recursos tecnológicos essenciais para o exercício profissional. Um dos principais destaques é o auditório com capacidade para 50 pessoas, projetado para a realização de eventos, cursos presenciais e telepresenciais, que, como se sabe, ampliou significativamente as possibilidades de capacitação profissional na região.
Para além, a conquista da sede própria transcendeu a questão meramente física, representando um marco na interiorização dos serviços da OAB no Espírito Santo e demonstrando o reconhecimento da importância dos advogados que atuam fora dos grandes centros urbanos. Segundo explicou o presidente Luiz Moulin, por ocasião do evento de inauguração, o prédio oferece “uma estrutura de altíssimo nível que em nada deixa a desejar às sedes de grandes centros”, demonstrando “a preocupação da OAB em atender com conforto e comodidade também os profissionais do interior do Estado”.
A trajetória das últimas três sedes da 6ª Subseção da OAB-ES encontra-se retratada na reportagem central da revista Advocacia Caparaó, publicação oficial da subseção, que estará circulando na próxima semana. A matéria ajudará a contar a evolução da Ordem na região ao longo dos últimos anos, desde o início da primeira gestão do presidente Luiz Moulin, em 2016, até a atual fase de fortalecimento da presença institucional da OAB e inegáveis saltos de melhoria na qualidade da infraestrutura disponibilizada à advocacia regional.
Foto de capa: Danielle de Freitas















